Abril é o mês da campanha de conscientização sobre a prevenção e combate à cegueira: o Abril Marrom!
O objetivo da campanha é chamar a atenção para os cuidados em relação às doenças que causam a cegueira. Atualmente no Brasil, o maior número de casos de cegueira é causado por doenças oculares e falta de prevenção. Veja a seguir.
Abril Marrom: quadros com o maior risco de cegueira reversível.
As doenças que podem causar a cegueira, se não houver acompanhamento médico, são:
- Glaucoma;
- Catarata;
- Ceratocone;
- Descolamento de retina;
- Degeneração macular.
E como prevenir essas doenças?
Por incrível que pareça, muitas dessas doenças que afetam os olhos são iniciadas a partir de condições pré-existentes em nosso organismo, contribuindo para o surgimento de adversidades na visão, como a diminuição do campo visual.
O diabetes, por exemplo, é um caso muito comum de condições propícias à cegueira, já que essa doença debilita os vasos oculares, deixando-os mais frágeis. Dessa forma, o risco desses vasos se romperem e piorarem a visão, a ponto de causar a cegueira, é preocupante.
Porém, mesmo com o alerta dos médicos muita gente deixa de fazer consultas periódicas com o oftalmologista. E isso tem sido um grande ofensor na saúde ocular, em especial da população brasileira, sendo que as consultas regulares, uma vez ao ano, poderiam reverter um possível quadro de cegueira.
Por outro lado, se um problema na visão não for descoberto antecipadamente, como diminuição da acuidade visual e o descolamento de retina, os efeitos negativos acabam degradando a visão em questão de dias.
Há também cuidados que devemos ter no nosso dia a dia, como não fumar, ter uma boa alimentação, incluindo folhas verde escuras, beterraba, tomates e cenouras. Utilizar chapéus e óculos com tratamentos de filtro UVs protegem os olhos dos raios nocivos do sol, que após muito tempo de exposição podem trazer doenças.
Idade com o maior risco de cegueira.
De toda a população, a terceira idade é o grupo com mais riscos. Por isso, a partir dos 40 anos, as visitas ao oftalmologista devem começar a ser mais frequentes.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 60 a 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ter sido revertidos com um tratamento preventivo. Assim, a estimativa é que 700 mil pessoas poderiam estar enxergando ou ter uma qualidade de vida melhor se tivessem procurado um profissional da área com maior frequência.
Justamente por isso, o Abril Marrom está aí para conscientizar milhões de brasileiros a zelar um pouco mais pela saúde ocular.
Mas porque a cor marrom foi escolhida para a campanha?
Essa é a cor dos olhos da maioria da população brasileira e, como cada mês tem uma campanha especial para conscientizar uma área da saúde, o marrom ainda não tinha sido escolhido.
Desde que foi criada, em 2016, a campanha tem tido uma recepção positiva e o apoio de várias fundações voltadas para o deficiente visual. Com isso, o Abril Marrom estima prevenir a cegueira de mais de 100 mil pessoas ao ano em nosso país.
Portanto, agende já a sua consulta oftalmológica! Não deixe para procurar um médico na última hora, pois dependendo da situação pode ser tarde.
Por: Dra. Eloisa Lira Vilela Ashby – CRM-SP 49418