6 passos para nunca mais errar!
Nada parece mais simples do que aplicar um colírio não é mesmo? Mas é muito comum ver as pessoas deixarem as gotas caírem na testa, pálpebras e em todos os lugares, menos no mais importante, os olhos.
Com isso, para ser mais assertivo, a solução mais fácil parece ser a de encostar a pontinha do frasco nos olhos.
“Está certo Doutor?”
Erradíssimo!
Alguns cuidados que a maioria das pessoas não toma durante o uso do colírio é justamente o que dificulta a eficácia de muitos tratamentos.
Ao encostar a ponta do frasco nos olhos, além de contaminar todo o produto, o paciente ainda traz pra si um risco elevado de contrair infecções, como a conjuntivite bacteriana, por exemplo.
Benefícios em aplicar o colírio corretamente
Manusear e aplicar corretamente o colírio te dá a garantia de um resultado prolongado e assertivo do tratamento, além de garantir a integridade do medicamento o que traz a economia para seu bolso, já que o líquido irá durar mais tempo.
Porém, antes de revelar a maneira correta de aplicar o colírio, quero adiantar uma coisa: uma única gota é o suficiente para irrigar toda a superfície do olho, seguindo o modo correto de uso, é claro.
Então vamos a eles:
6 PASSOS PARA APLICAR O COLÍRIO DE FORMA CORRETA
1. Antes de tudo, lave as mãos, pois os olhos são sensíveis a bactérias e você pode obter uma alergia em questão de segundos se cutucá-los com a mão suja. Então, atenção!
2. Confirme a indicação médica, sobre o tipo de colírio e em qual olho deve ser feita a aplicação.
3. Retire a tampa do colírio, evitando encostar na ponta, para que o frasco não seja contaminado com bactérias.
4. DICA IMPORTANTE: Antes de aplicar colírio, puxe a pálpebra inferior para que se forme o espaço adequado para a aplicação do produto.
5. Aplique o produto diretamente nessa abertura inferior, a qual chamamos de saco conjuntival.
6. Agora feche os olhos e deixe o colírio agir por pelo menos um minuto, evitando piscar.
Alguns cuidados na hora da aplicação
- Certifique-se de que o que você está aplicando é realmente o colírio, não é raro vermos casos em que o colírio foi confundido com outros medicamentos não oculares, devido a semelhança dos frascos,..
- Pra quem está em tratamento com mais de um tipo de colírio, é importante esperar de 5 até 10 minutos para que haja o devido efeito de cada um.
- Ficar piscando os olhos depois da aplicação é um problema também, já que isso aumenta a drenagem do canal lacrimal, o que diminui a ação do colírio. Por isso, uma boa dica é comprimir levemente o saco lacrimal, região por onde saem as remelas, por cerca de um minuto.
Viu só, vale a pena a atenção aos detalhes. Afinal, os cuidados com a saúde ocular começam em casa.
Não deixe de fazer consultas periódicas com um especialista, somente ele pode indicar o uso do colírio adequado para o seu problema.
Por: Dra. Eloisa Lira Vilela Ashby – CRM-SP 49418