Miopia Infantil e a volta às Aulas.

Miopia Infantil e a volta às Aulas.

Porque o problema pode afetar o desempenho de seu filho na escola

Com a mudança de hábitos da humanidade, diversos problemas de saúde, como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outros, têm aumentado no mundo. A visão também está sendo afetada, e os motivos dessas mudanças ainda estão sendo estudados.

A miopia é um exemplo desses problemas que, inclusive, afetam o aprendizado de seu filho durante as aulas. Porém, o que é mais preocupante é o fato de que, ao contrário dos adultos, a própria criança pode não conseguir identificar o problema, por acreditar ser algo normal que todo mundo têm.

Mas será que não é possível os próprios pais identificarem a miopia nos pequenos?

Existem alguns sinais que podem estar associados, inclusive ao rendimento da criança na escola. Mas, além disso, outros sinais que talvez seu filho apresente, indicando problemas na visão incluem:

  • esfregar os olhos constantemente;
  • piscar com mais força e frequência que o comum;
  • reclamar de tontura ou de dores de cabeça recorrentes.

Portanto, ao reconhecer que seu filho tem esses sintomas, é primordial levá-lo a uma avaliação ocular.

E como a miopia afeta a visão de seu filho?

Na miopia, a visão tende a ficar embaçada ou até mesmo distorcida, principalmente ao observar objetos de longo alcance. Crianças que sentam mais longe da professora, por exemplo, podem apresentar bastante dificuldade em copiar o que está no quadro.

Outro indicativo comum é a tensão e o cansaço ocular que se instaura em pouco tempo, causando vermelhidão nos olhos, principalmente em ambientes bem iluminados ou ao realizar alguma atividade em frente ao computador e aparelhos portáteis.

Tratamento para miopia infantil

Para garantir que o seu filho tenha um ótimo ano letivo e não fique para trás das outras crianças logo no início do ano, o tratamento é prescrito de acordo com o grau da miopia e as chances de retroceder o progresso da doença. Dentre os possíveis tratamentos estão:

  • uso de lentes corretivas, por meio de óculos ou lentes de contato, de acordo com o grau da miopia;
  • uso de medicamento injetável, geralmente a atropina, com o objetivo de controlar o progresso da doença.

Sendo assim, o quanto antes você levar seu filho ao oftalmologista, melhores são as chances de retroceder a miopia. No entanto, ainda vale lembrar que a visita ao especialista deve ser feita pelo menos uma vez a cada ano, para que ele possa observar se não há o aparecimento de comorbidades visuais, ou seja, doenças múltiplas nos olhos, o que é muito comum em pacientes que já apresentam algum transtorno na visão.

Precisa de uma consulta?

Encontre a unidade mais próxima de você!

plugins premium WordPress