Você sabe o que é glaucoma?

Você sabe o que é glaucoma?

Glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração das fibras nervosas do nervo ótico, que pode ser causado pelo aumento da pressão intraocular e mudança de fluxo sanguíneo do nervo ótico, matando suas fibras. Causa a diminuição do campo visual, sendo a principal causa de cegueira irreversível do mundo.

Acompanhe o post e conheça mais detalhes do glaucoma, incluindo os sintomas, forma de tratamento e os tipos que existem.

Glaucoma crônico ou de ângulo aberto.

É o tipo mais comum de glaucoma e é normalmente hereditário, aparecendo gradativamente com poucos ou nenhum sintoma. O diagnóstico depende de vários sinais que aparecem no nervo ótico num lugar que se chama a Papila do Nervo, onde as fibras nervosas entram no olho. O aumento da pressão intraocular é um dos sinais mais característicos que pode levar ao glaucoma, porém, existe também o glaucoma com baixa pressão. Estes sinais são detectados durante o exame oftalmológico e tem que ser investigados exaustivamente para um diagnóstico.

Diferenciar os pacientes normais daqueles com início de glaucoma é uma das tarefas mais difíceis no controle da doença.

O tratamento consiste de medicamentos, colírios e cirurgia. Depois de diagnosticado, o acompanhamento trimestral do médico é vital.

Prevenção é o melhor remédio.

O diagnóstico precoce é a melhor arma contra o glaucoma. O paciente deve visitar periodicamente seu oftalmologista, relatando a história familiar e uso de medicamentos; isto, mais um exame clínico oftalmológico profundo, se faz necessário para a prevenção ou, quando já diagnosticada, o controle da doença.

Por: Dra. Eloisa Lira Vilela Ashby – CRM-SP 49418

Precisa de uma consulta?

Encontre a unidade mais próxima de você!

plugins premium WordPress