Consulta Oftalmológica

Encontre a unidade mais próxima de você e agende sua consulta

Consulta Oftalmológica

A oftalmologia é a especialização médica responsável pelo cuidado dos olhos. O oftalmologista tem a capacidade de avaliar os olhos, visão, pálpebras e vias lacrimais e diagnosticar doenças dos olhos, além de encontrar sinais de outras doenças como diabetes e pressão alta e muito mais.

Em uma consulta completa com o oftalmologista, há alguns procedimentos que o médico deve realizar. No entanto, é importante enfatizar que todos os exames listados abaixo são feitos sob critério do médico e, muitas vezes, podem ser realizados sem que o paciente perceba.

Em um primeiro momento, o mais importante é a realização de uma boa anamnese, o que nada mais é do que muitas perguntas a serem feitas pelo oftalmologista para o paciente. As perguntas são feitas para identificar se há alguma doença pré-existente e qual tipo de atividade e esforço ocular que o paciente faz.

Depois disso, mas não nessa ordem específica, é realizado o exame de refração e ceratometria computadorizada no auto-refrator. Isso possibilita verificar o grau de forma computadorizada, além de ajudar no diagnóstico de doenças oftalmológicas, como ceratocone e catarata. Esse procedimento também pode ser realizado antes da consulta com o oftalmologista, por um assistente do médico.

Caso seja identificada a necessidade de óculos, é realizada a refração subjetiva para prescrição destes ou a esquiascopia para prescrição de grau em crianças acima de 2 anos.

Em casos de patologias, podem ser realizados os seguintes exames:

  • Biomicroscopia – Detecção de doenças externas do olho como conjuntivites, olho seco, alergias e doenças das pálpebras e detecção de doenças infecciosas sistêmicas (toxoplasmose, toxocaríase, tuberculose, sífilis e AIDs).
  • Tonometria para detecção de glaucoma.
  • Fundoscopia para detectar doenças da retina e também doenças sistêmicas como hipertensão arterial, diabetes e alguns problemas vasculares.

Qualquer desconfiança, o paciente é encaminhado ao especialista naquela área.

Precisa de uma consulta ?

plugins premium WordPress