Vias Lacrimais

Encontre a unidade mais próxima de você e agende sua consulta

Vias Lacrimais

A lágrima tem entre suas principais funções proteger a superfície dos nossos olhos. Ela lubrifica e lava essa superfície, tornando-a livre de impurezas que possam provocar doenças. Para exercer essa função, ela é constantemente produzida e para que não fique acumulada, é drenada o tempo todo pelas Vias Lacrimais. Essas Vias se localizam no canto de nossos olhos, perto do nariz e são constituídas por pequenos tubos que levarão a lágrima do olho para o nariz. No nariz ela escoa para a garganta, quando então a deglutimos. Notem que no seu trajeto a lágrima passa muito próximo da nossa boca e é por isso que podemos sentir o gosto de remédio quando pingamos colírio.

As Doenças

As Vias Lacrimais podem ser atingidas por doenças. Quando isso acontece o principal sintoma é o lacrimejamento. Esse excesso de lágrima acontece porque as Vias Lacrimais estão obstruídas e não conseguem mais levar a lágrima para o nariz.

Elas podem atingir tanto crianças, como adultos. As pessoas atingidas por essas doenças apresentarão excesso de lágrima e de secreção.

As crianças podem ser acometidas desde primeiro mês de vida. É a Obstrução Congênita das Vias Lacrimais.

Os adultos, quando acometidos, apresentarão também lacrimejamento e acúmulo de secreção, deixando a visão embaçada e fazendo com que tenham que enxugar os olhos o tempo todo, atrapalhando a vida pessoal e profissional.

Tratamento

Quando as Vias Lacrimais estão obstruídas, elas não podem deixar de ser tratadas. O acúmulo de lágrima por muito tempo pode causar infecção da lágrima e essa provocar Inflamação Aguda da Via Lacrimal, trazendo grande risco para o paciente.

Tenta-se inicialmente o tratamento clínico. Mas quando a Via Lacrimal está definitivamente obstruída, ela só pode ser tratada com cirurgia. Por isso não se deve demorar em procurar o especialista em Vias Lacrimais aos primeiros sinais de lacrimejamento.

Precisa de uma consulta ?

plugins premium WordPress