Lentes de contato para Ceratocone

Encontre a unidade mais próxima de você e agende sua consulta

Lentes de contato para Ceratocone

O ceratocone afeta cerca de uma a cada vinte mil pessoas e é a principal causa de transplante de córnea no Brasil. De origem genética, ocorre devido a uma modificação do formato usual da córnea e gera várias distorções, além dos incômodos visuais.

Tratamento

O tratamento do ceratocone envolve diversas medidas que vai desde colírios especializados até cirurgias corretivas, e em muitas delas é necessário o uso de lentes especiais que tem como objetivo atenuar a deformação da córnea e restabelecer a visão normal.

Lente Escleral

Existem muitos modelos de lentes, e a mais recente lente é a escleral, que tem o potencial de proporcionar maior conforto visual aos portadores de ceratocone. A lente escleral permite uma maior adaptabilidade para o paciente por conta do seu material que colabora com uma maior chance de adesão ao tratamento.

Estas lentes tem maior diâmetro e se aporta na parte branca dos olhos, ao invés da córnea. A lente escleral pode ser uma opção efetiva para casos graves da doença, em que sua modelação visa corrigir até as deformações mais importantes da córnea, inclusive em casos que possui resultados negativos com o uso de lentes convencionais, evitando dessa forma procedimentos mais invasivos e arriscados.

Adaptação da Lente

A adaptação de lentes no ceratocone já é percebida nas primeiras horas de uso, onde deve-se acompanhar se a esclera altera sua cor ou se a visão fica embaçada, pois neste caso deve verificar e evitar uma possível hipóxia da córnea, onde o especialista avalia os sintomas.

Higiene

A higiene e colocação das lentes devem ter atenção especial por conta do posicionamento correto da lente escleral, devido ao seu tamanho.

Precisa de uma consulta ?

plugins premium WordPress